terça-feira, 4 de outubro de 2011

UM NOVO OLHAR, UMA NOVA HISTÓRIA

ROMANTISMO (primeira metade do séc. XIX)

No século XIX a saturação dos modelos neoclássicos e a necessidade de uma literatura que expresse o país independente resultam no florescimento do romantismo.
O marco inicial do movimento é a publicação de Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.
O ideal romântico do nacionalismo é expresso pelos indianistas, dos quais se destaca o poeta Gonçalves Dias (Primeiros Cantos).O individualismo é representado pela geração ultra-romântica – Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela e Álvares de Azevedo –, influenciada pelo poeta inglês Lord Byron.
O principal nome da poesia condoreira, que se caracteriza pela grandiloqüência e pelo uso de antíteses e hipérboles, é Castro Alves (Espumas Flutuantes), conhecido como o poeta dos escravos.Nesta época vários Artistas fizeram pinturas do Brasil como:



Henri Nicolas Vinet
Não se sabe as razões de sua transferência para os trópicos e porque escolheu a cidade do Rio de Janeiro para residência. Mas recém chegado, já com 39 anos, abriu ateliê na rua da Quitanda onde ministrava aulas de desenho e pintura. Em 1872 mudou-se para Niterói.


Georg Grimm

Entre 1882 e 1884 foi professor interino da cadeira de Paisagem, Flores e Animais daAcademia Imperial de Belas Artes, introduzindo o estudo da pintura ao ar livre.
Instalado na Corte, aliou-se a um compatriota de nome Steckel que tinha uma empresa de pintura e decoração. Ocasionalmente era contratado por fazendeiros fluminenses para executar paisagens topográficas, que pela exatidão quase fotográfica, perpetuavam as suas propriedades.


Vista do cavalão (1884)

















José Maria de Medeiros

Recebeu a Ordem Imperial da Rosa em 1884, no grau de oficial, pelo seu quadroIracema, hoje no Museu Nacional de Belas Artes.



Pedro Peres


Pedro José Pinto Peres (Lisboa, 1841 -- Rio de Janeiro, 1923) foi um pintor e desenhista, nascido em Portugal, que se transferiu aos cinco anos de idade para o Brasil, onde estudou, se formou e produziu sua obra pictórica.
Estudou no Liceu de Artes e Ofícios e, em 1868, na Academia Imperial de Belas Artes. Foram seus professores Chaves Pinheiro, Agostinho José da Mota e Vitor Meireles de quem recebeu forte influência.




Augusto Rodrigues Duarte


Chegou ao Brasil ainda jovem. Em 1866 matriculou-se na Academia Imperial de Belas Artes, sendo aluno de Vítor Meirelles. Entre 1874 e 1879 esteve na França para aperfeiçoar-se com Léon Gerôme, na Escola Superior de Belas Artes.
Em 1878 apresentou na Exposição Universal sua obra mais famosa, Exéquias de Atalá, que hoje pertence ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes. Em 1879 conquistou a medalha de ouro na exposição geral da Academia, e em 1884 recebeu a medalha de cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa.



Alunos: Daniela Xavier
            Edivaldo Cézar
            Flávia Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário