terça-feira, 4 de outubro de 2011

UM NOVO OLHAR, UMA NOVA HISTÓRIA

O BARROCO

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo, portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX. Como estilo, constitui um amálgama de diversas tendências barrocas, tanto portuguesas quanto francesas, italianas e espanholas. Pode-se dizer que o amálgama de elementos populares e eruditos produzido nas confrarias artesanais ajuda a rejuvenescer entre nós diversos estilos, ressuscitando, por exemplo, formas do góticotardio alemão na obra de Aleijadinho (1730-1814).

Aleijadinho

Com um estilo relacionado ao Barroco e ao Rococó, é considerado por muito o maior nome do barroco americano e tambem o maior expoente de arte colinial no brasil.Sabe-se pouco dele ate mesmo que sua biografia so foi escrita 44 anos depois de sua morte, ainda com muitas duvidas.Todas sua obras sao encotradas em Minas gerais,especialmente em Ouro Preto, as principais obras sao as igrejas. Veio de uma familia respeitada onde seu pai era Português e sua mãe Africana.






 O Profeta Daniel (1800-05)
Santuário de Congonhas do Campo, Brasil (Obra de Aleijadinho)































Nossa Senhora das Dores, uma autêntica obra de Aleijadinho,
com todos os elementos de seu estilo barroco.(Aleijadinho)


Mestre Ataíde
Manuel da Costa Ataíde foi um pintor, dourador, entalhador e professor brasileiro. Teve grande influência sobre os pintores da sua região. Em 1818, tentou, sem sucesso, obter permissão oficial para fundar uma escola de arte em Mariana. Uma das características da sua expressão artística era o emprego de cores vivas, principalmente o azul, a sua preferida. Em seus desenhos, os anjos, as madonas e os santos apresentam traços de povos africanos. Seu trabalho mais conhecido foi a “Glorificação da Virgem”, pintada no teto da nave principal.

Mestre Ataíde

O movimento atinge o auge artístico a partir de 1760, principalmente,. com a variação rococó do barroco mineiro.



Glorificação da Virgem, teto da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis (Ouro Preto – 1801/1812). A Glorificação da Virgem foi a obra mais famosa de Mestre Ataíde.


A perda da força econômica e política inicia um período de certa estagnação no Nordeste, com exceção de Pernambuco, que conhece o estilo rococó na segunda metade do século. O foco volta-se para o Rio de Janeiro, transformada em capital da colônia em 1763, e a região de Minas Gerais, desenvolvida à custa da descoberta de minas de ouro (1695) e diamante (ca.1730). Não por acaso, dois dos maiores artistas barrocos brasileiros trabalham exatamente nesse período: Mestre Valentim (ca.1745-1813), no Rio de Janeiro, e o Aleijadinho, em Ouro Preto e adjacências.

Mestre Valentim
Valentim da Fonseca e Silva, foi um dos principais artistas do Brasil Colonial, tendo atuado como escultor, entalhador e urbanista no Rio de Janeiro. Estabeleceu uma oficina no centro do Rio de Janeiro onde realizou vários trabalhos de talha dourada para igrejas cariocas até a sua morte. Principais obras (urbanismo): chafariz das saracuras; chafariz do carmo; recolhimento de nossa senhora do parto; passeio público; chafariz das marrecas. Talha e escultura: igreja da ordem terceira do carmo; mosteiro de são bento; igreja de santa cruz dos militares; igreja da ordem terceira de São Francisco de Paula.


 Criado por Mestre Valentim a Estátua "ECO".


Estátua Narciso.

É na suavidade do estilo rococó mineiro (a partir de 1760) que se encontra a expressão mais original do barroco brasileiro. A extrema religiosidade popular, sob o patrocínio exclusivo das associações laicas, se expressa em um espírito contido e elegante, gerando templos harmônicos e dinâmicos de arquitetura em planos circulares, com graciosa decoração em pedra-sabão. As construções monumentais são definitivamente substituídas por templos intimistas de dimensões singelas e decoração requintada, mais apropriados à espiritualidade e às condições materiais do povo da região.

Um dos exemplos mais bem-acabados desse estilo pode ser contemplado na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência (1767), cujo risco, frontispício, retábulos laterais e do altar-mor, púlpitos e lavabo são de autoria de Aleijadinho
Ainda no mesmo período , vale mencionar a "Viagem Filosófica", chefiada por Alexandre Rodrigues Ferreira, responsável por uma série de expedições ao interior do país, com fins botânicos, zoológicos, mineralógicos e etnográficos. Dessa expedição resultam desenhos e aquarelas de autoria de Joaquim José Codina e José Joaquim Freire.

Obra de Joaquim Codina (Índia)

Igreja e Praça das Mercês em Belém do Pará,  1785, desenho de Joaquim José Codina.





Trabalho de Jessica. Salomão, Lorenna Cézar e Kátia

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